IN VITRO
O QUE É A FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV)?
A Fertilização in Vitro (FIV) é a técnica mais complexa do meio da reprodução humana que permite realizar o sonho da gravidez para muitos casais inférteis.
Consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, dando origem a embriões que serão transferidos, posteriormente, para o útero da mulher.
Necessita de um maior acompanhamento médico, utilização de medicamentos para estimulação ovariana e estrutura laboratorial para promover o encontro do óvulo com o espermatozoide.
PARA QUEM É INDICADO?
A FIV foi inicialmente desenvolvida para casais cujas mulheres eram portadoras de problemas nas trompas (tubas uterinas) ou ainda por terem realizado laqueadura sem chances de reversão desta cirurgia.
Mas hoje, é uma opção para casais que não obtiveram sucesso com outros tratamentos e é a melhor opção para mulheres com idades avançadas que desejam engravidar, já que oferece a maior taxa de sucesso da medicina reprodutiva. Além de indicações para casais homoafetivos, problemas masculinos com alterações em espermograma mais grave, fatores tubários, entre outros.
COMO FUNCIONA?
O tratamento consiste em etapas bem definidas: indução da ovulação, coleta de óvulos e espermatozoides, fertilização em laboratório e transferência dos embriões para o útero.
Iniciando com o estímulo da ovulação através do uso de medicações indutoras da ovulação, se acompanha o desenvolvimento folicular por ultrassonografia seriada até a coleta dos óvulos. No mesmo dia da coleta dos óvulos, também é realizada a coleta do sêmen.
Então, manipula-se os gametas (óvulos e espermatozoides) para fertilização e em seguida, é realizada a transferência, podendo ser ou não no mesmo ciclo de estímulo. Esses embriões podem ficar congelados, por tempo indeterminado, até que seja definido o momento para tentar a gestação.
QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?
O tratamento se inicia com o uso de medicações hormonais e dura, em média, de 9 a 15 dias, quando não há maiores dificuldades, como o hiperestímulo ovariano.
A opção pelo estudo genético embrionário ou o estudo ERA também podem aumentar o período de duração do tratamento, já que ele precisa ser dividido em duas fases, com congelamento dos embriões para posterior transferência.
A FIV PODE SER PARA VOCÊ!
Se você apresenta dificuldades para engravidar, a FIV talvez seja a ideal para o seu caso. Agende uma consulta para que eu possa lhe apresentar melhor sobre o procedimento.
Outros Tratamentos
Em que posso te ajudar?
Meu Blog
Descubra tudo sobre Reprodução e Ginecologia em Geral em meu Blog,
noticías, curiosidades e mais.
Dúvidas?
Entre em
contato
Para que eu possa te ajudar
Preencha o formulário com os dados solicitados que entraremos em contato.